sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Fórum Baiano LGBT define calendário de atividades

Colegiado eleito em Santo Antonio de Jesus (foto) está em ação
Em ritmo de trabalho e organização, a reunião de planejamento do Fórum Baiano Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (LGBT) ocorrida nesta terça-feira (15/02), no Conselho Municipal da Mulher (CMM/Salvador), estabeleceu um calendário de ações e atividades do movimento LGBT para o ano de 2011. Entre eles: capacitações para lideranças, seminários regionais do Fórum, reuniões ordinárias, assembléia anual, calendário de paradas, dentre demais eventos realizados pelas filiadas e que terão apoio e participação do Fórum Baiano LGBT.
 
Membros do Colegiado, Conselho de Ética, filiados e parceiros debateram participação no Comitê Estadual LGBT, atuação no Observatório da Discriminação Racial, Violência contra a Mulher e LGBT e Encontro Estadual de Lésbicas e Mulheres Bissexuais. O calendário de paradas deverá ser atualizado nas próximas reuniões, pois a maioria das cidades ainda não divulgou sua data oficial.
 
Em 2011 acontecerão 13 conferências nacionais, dentre elas as de Saúde, Educação, Mulheres, Juventude e ainda há perspectiva de realização da II Conferência Nacional LGBT. Isso demandará esforços do Fórum e militantes LGBT do estado na participação e na articulação da aprovação dos nossos temas prioritários. Por outro lado, intensifica ainda mais o calendário debatido e pode forçar a futuras adequações em virtude de participação LGBT no processo de conferências (territoriais, estadual e nacional), algumas inclusive já estão com datas nacionais decididas.
 
Com pequena pausa para o almoço as/os participantes definiram na parte da tarde os cinco Seminários Regionais de Fortalecimento do Fórum, que a priori serão realizados na região do Recôncavo, Sul, Região Metropolitana, da Chapada e de Irecê. As capacitações ocorrem em Feira de Santana e Salvador, precedidas por reuniões ordinárias do Fórum. Com isso espera-se intensificar o debate da orientação sexual e identidade de gênero, fortalecer as lideranças sobre os direitos humanos e capacitar nossa intervenção em espaços políticos.
 
O Fórum Baiano LGBT apresentará ofício ao Secretário de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Almiro Sena e protocolará pedido de apoio para a realização da II Marcha contra a Homofobia, em Brasília, no dia 18 de maio. É fundamental o diálogo, a cooperação e o debate democrático a fim de garantir direitos LGBT.

Nenhum comentário:

Postar um comentário